sábado, 14 de junho de 2008

A Fantástica Fabrica da TV: conheça Raul Gil. Uma história com mais de 40 anos de sucesso

Filho de imigrantes espanhóis, Raul Gil nasceu no Ipiranga, em São Paulo. Começou a trabalhar cedo, como feirante, vendendo pastéis, frutas e azeitonas. Depois foi metalúrgico em empresas como Fundição Brasil e Termomecânica. Também trabalhou na empresa Transporte Londrino e na Rodoviária Santa Fé.
A paixão pela vida artística começou aos 8 anos quando, levado pelos irmãos, foi assistir ao programa Clube do Papai Noel, na Rádio Tupi.
Anos mais tarde, Raul Gil iniciava a carreira artística como calouro em programas de rádio. A primeira apresentação foi na Rádio América, no “Salomão Faz Justiça”, em 1954. Foi “gongado” (rejeitado) 17 vezes. Mesmo assim não desistiu.
Em 1957, Raul foi convidado a participar de um programa de televisão. Hebe Camargo era a apresentadora e o concurso chamava-se Calouros Toddy. Começava aí um reinado de vitórias para Raul. Aproveitando a boa fase, Raul Gil cantou em vários locais, como parques de diversões e circos. O trabalho era realizado por um grupo de artistas, entre eles Adoniran Barbosa e Maria Tereza, humorista de destaque na época. Nesse mesmo período participou da Caravana do Peru, de Silvio Santos.Em 11/12/60 nasceu Nanci, primeira filha de Raul Gil. Segundo o artista, ela trouxe muita sorte porque nesse mesmo dia ele estreou como cantor profissional no programa “Alegria dos Bairros”, da Rádio Record, apresentado por Geraldo Blota.
Por influência dos pais, Raul Gil adora cantar música castelhana, principalmente porque na época em que começou os boleros estavam em moda. Seguindo esse estilo, ele gravou 8 discos de 78 rotações, 3 LPs e 2 cds. Além de cantar, Raul Gil sempre gostou de humor. Por conta disso, gravou muitas músicas engraçadas. É o caso “Pára Pedro” e “Maria Bonita” (acorda Maria Bonita...). A veia humorística foi responsável por 12 anos de participações em quadros e shows humorísticos, como o “Show Riso” e o “My Fair Show”, ambos pela Tv Excelsior.
A facilidade pra fazer imitações também lhe rendeu muitas oportunidades na televisão. Foram muitos troféus e boas quantias de dinheiro. Ele imitava, convincentemente, os cantores Gregório Barrios, Vicente Celestino e Cauby Peixoto, além de representar perfeitamente Mazzaropi. E foi imitando que Raul Gil virou apresentador. Em 1967, José Vasconcelos, que apresentava um programa na Tv Excelsior, desistiu da função em cima da hora. Como Raul Gil trabalhava de animador numa boate foi chamado para ser o substituto. A carreira de apresentador estava apenas começando.
Ainda em 67, o artista estréia seu primeiro programa de televisão, Raul Gil Room, pela Tv Excelsior. O sucesso foi tanto que outras emissoras disputavam o animador. Nas décadas de 70 e 80 foram Bandeirantes, Tupi, SBT, e Record, além da própria Excelsior.
Já na década de 90, Raul passou novamente pela Record e fez uma temporada também na Manchete. Por cantar, imitar e fazer humor, Raul Gil conseguiu um diferencial entre os apresentadores. Por isso é lembrado como animador, ou como dizem os americanos, um showman.
Nessa trajetória, Raul Gil revelou vários talentos da música brasileira. Sidney Magal, Gretchen, Cristian e Ralf, Só Pra Contrariar, Katinguelê, Simony, Mara Maravilha, Gera Samba (atual É o Tchan), Ultraje a Rigor e Titãs são alguns dos artistas que receberam ajuda do apresentador no início da carreira.

FAMÍLIA
Nesses 40 anos de profissão, Raul Gil sempre fez questão de estar próximo da família. Aos 21 anos Raul Gil casou-se com Carmem Sanchez Gil, companheira fiel até os dias de hoje e escritora (livro “Janela da Alma”).
Com ela tem dois filhos. Nanci é jornalista e Raul Gil Júnior, que é diretor de tv . A caçula da família Gil chama-se Raquel, filha de Nanci e xodó do avô Raul.
O exemplo do pai contaminou os herdeiros de Raul. Nanci é jornalista, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e apresentação de programas. É também a responsável pelas áreas administrativa e financeira da Luar Company.
Raul Gil Júnior dirige o Programa Raul Gil desde os 18 anos de idade. Mais recentemente investiu na área musical e lidera a gravadora Luar Music.
Além do programa semanal na Band, Raul Gil trabalha em sua empresa, a Luar Company. Nela funcionam várias unidades de negócios: a produção do Programa Raul Gil, a administração de licenciamentos da marca, um estúdio de som para gravações de CDs, jingles e trilhas sonoras, uma produtora de vídeo, com estúdio e equipamentos próprios, e a gravadora Luar Music.

DATAS E EMISSORAS
1967 até 1968 – Bandeirantes
1969 – Excelsior e Tupi
1970 até 1973 – Tv Paulista
1973 até 1977 – Record
1977 até 1979 – Tupi
1980 até 1984 – SBT
1985 até 1987 – Record
1991 até 1995 – Record
1996 até 1998 – Manchete
1998 até 2005 – Record
2005 – Band

PROGRAMA RAUL GIL
Duas vezes por semana – sábado (15h15 às 19h) e domingo (18h30 às 20h30) – Raul Gil entra em milhares de lares brasileiros. Ele é o comandante de dois programas que, juntos, têm seis horas de duração, um dos recordes de permanência no ar. Por ser considerado um programa familiar é direcionado para todas as classes sociais e idades.
RAUL GIL AOS SÁBADOSHumor, irreverência e diversos estilos musicais compõem o estilo do Programa Raul Gil. Atualmente o programa, exibido aos sábados, traz os quadros: Eu e as Crianças, Jovens Talentos e Pra Quem Você Tira o Chapéu.
Foi a vivência de calouro “gongado” (desclassificado) várias vezes que influenciou Raul Gil a investir em concursos de calouros, dando oportunidade pra muita gente anônima ficar famosa. Além disso, é um bom exemplo de um profissional bem sucedido, o que dá estimulo aos que estão começando.
Por isso, Raul Gil sabe entender muito bem os medos e ansiedades dos candidatos que se apresentam em seu palco. E, acima de tudo, sabe descobrir talentos, tem técnica e intuição pra isso.
Exatamente por conhecer de perto a realidade do artista brasileiro, que muitas vezes enfrenta grandes obstáculos até encontrar um espaço pra demonstrar o talento, Raul Gil faz questão ainda de dar um tratamento carinhoso aos participantes.
Por todo esse cuidado, o Programa Raul Gil recebe candidatos de diversas regiões do Brasil, uns com mais ou menos recursos. Mas a grande maioria é formada por pessoas simples e persistentes, que não desistem do sonho de fazer sucesso como grandes cantores.
Foi de um desses concursos que saíram duplas como Edson e Hudson e Gian e Giovani. Entre os artistas revelados recentemente estão Robinson Monteiro, Alexandre Arez, Rinaldo e Liriel, André Leono e Ricky Vallen.
A fórmula de Raul Gil dá tão certo entre os adultos que os adolescentes também buscaram um espaço. E conseguiram! O Jovens Talentos surgiu justamente para dar chance aos diversos candidatos na faixa de 11 e 15 anos que procuram o programa. Mayck e Lyan, Hevelyn, Ramon, Caio Mesquita e Twiggy são nomes de destaque do quadro.
MPB, música erudita, sertanejo, clássicos internacionais, moda de viola. No Jovens Talentos os candidatos têm espaço para todo estilo de música. O que vem ganhando credibilidade e conquistando audiência.
O quadro do Chapéu, que começou em 1991, é mais uma referência positiva na carreira de Raul Gil. A pergunta Pra Quem Você Tira o Chapéu? já foi respondida por pessoas famosas de vários segmentos da sociedade, como o presidente Lula, deputados, senadores e diversos artistas.
Os quadros infantis – de dança, dublagem ou calouros – também garantem a preferência do público. Raul Gil se destaca pela simpatia com as crianças. Repetir palavras complicadas, como Caraguatatuba ou telespectadores, são marcas registradas do apresentador.
Crianças Curiosas foi um grande sucesso há cerca de duas décadas. E como Raul Gil não pára de criar, atualmente ele apresenta o Eu e as Crianças, outro quadro que agrada muito ao público.
Outros sucessos de Raul Gil ficam por conta de vários quadros que fazem a alegria tanto da garotada como de famílias inteiras. Entre os mais populares está o O Que É, O Que É - Banquinho, criado em 1975 e famoso especialmente pelo jingle: “O Raul perguntou, você não acertou, pegue o seu banquinho e saia de mansinho”.

RAUL GIL AOS DOMINGOS
Recentemente, Raul estreou aos domingos o programa Homenagem ao Artista.
O programa surgiu como um quadro do Programa Raul Gil. Ganhou tanta evidência que a partir de março de 2007 tem dia e horário exclusivos: domingos, a partir das 18h30, pela Band, com apresentação de Raul Gil.
Como o próprio nome diz, Homenagem ao Artista é um espaço para que o público conheça quem são os artistas das músicas de sucesso no Brasil. Por isso, durante o programa, os Jovens e Super Talentos (cantores revelados no Programa Raul Gil) cantam sucessos do convidado, com arranjos especiais.
Ainda exibimos reportagens contando a história do artista, além de depoimentos dos principais intérpretes, amigos (anônimos e famosos) e familiares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bonita essa historia