sexta-feira, 30 de maio de 2008

Globo e alguns atores querem impedir a reprise de Pantanal
O SBT decidiu reapresentar a novela "Pantanal" (1990), da extinta TV Manchete. O anúncio começou a ser feito de forma "disfarçada" no site da emissora. A novela deve ser exibida em horário nobre no início de 2009, após "A Revelação", de Íris Abravanel. A decisão do SBT mobilizou não só a Globo, mas também advogados de atores globais que integraram a produção original da novela. Querem impedir a reexibição. O jurídico do SBT já preparou sua defesa com cópias de favoráveis precedentes judiciais (inclusive em vários casos sobre a massa falida da Manchete).Silvio Santos comprou a novela de um empresário (até agora anônimo) que, por sua vez, adquiriu a obra, com as fitas, em um leilão judicial realizado cerca de cinco anos atrás. O leilão foi realizado sob as barbas da Globo (e SBT, aliás).Essa é a defesa do SBT: o leilão ocorreu sob a égide da Justiça e o dinheiro do arremate já foi usado no pagamento de dívidas trabalhistas da massa falida da TV Manchete. Caso encerrado.Mesmo assim, Globo e alguns de seus atores não querem deixar a briga: alegam que a Globo é dona do texto de "Pantanal", que lhe foi vendido por Benedito Ruy Barbosa, por isso o SBT não poderia exibir a novela. Já os atores tentam impedir a exibição de suas imagens.Não terão sucesso, de acordo com o que a Justiça vem reconhecendo há mais de uma década, inclusive em outras pendengas do caso Manchete: quem comprou patrimônio em leilão de massa falida tem direito total à propriedade. Faz o que quiser dela. O empresário que comprou os direitos da novela legalmente, também os vendeu legalmente a Silvio Santos.Se cobrado em direitos de imagem, trilha e conexos, o SBT vai oferecer pagar o devido aos reclamantes. Se necessário, em juízo. E exibirá "Pantanal" enquanto o processo corre.O site do SBT já vem lançando mensagens com a pergunta: "Qual novela você queria ver de novo?" Na lista há, inclusive, novelas que são exclusivas e eternas da Globo. Na verdade não é uma enquete, mas uma campanha publicitária: não por acaso, "Pantanal" é a novela que "lidera" a inexistente enquete.

Gugu e Record negam sua contração Já no começo da semana Gugu Liberato tratou de desmentir boatos que estaria na com os pés na Record, a emissora também na surdina falou baixinho que não há acordos de uma possível transferência. É claro que em um período de negociações (se é que elas existem) ambos os lados não iram deixar todos em alerta e inflacionar o mercado.

Mas em outros lados Gugu e os bispos estão de namoro. O negocio esta quase fechado para a Record alugar a produtora do apresentador, a GPM (Gugu Produções e Merchandising). Parte dos estúdios que são usados para locação de comerciais e produções independentes será ocupado pela emissora. Motivo: No complexo da Barra Funda não cabe mais nada!

Duas Cara bate recorde de audiencia em sua reta final Ontem (29), o antepenúltimo capítulo da novela ‘Duas Caras’ bateu o recorde de audiência. A trama de Aguinaldo Silva marcou média de 51 pontos no Ibope da Grande São Paulo - 70% dos televisores ligados estavam sintonizados na Globo. O recorde anterior foi de 49 pontos, registrado no dia 29 de novembro de 2007
Segundo o jornal Folha, no capítulo de ontem, Aguinaldo Silva alfinetou a censura, mostrando uma cena em que o show de pole dance de Alzira (Flávia Alessandra) era interrompido por policiais, “em nome da moral e dos bons costumes”.
O último capítulo de ‘Duas Caras’ será exibido no sábado (31), sem reprise, informou a Globo.

Casos e Acasos é mau avaliado pela Globo A equipe de “Casos e Acasos” já pressentiu que a situação não é das melhores para o programa. A pressão por audiência é cada vez maior e há certa preocupação quanto à mudanças de horários da Record, que vai antecipar para às 22h30 a exibição de “O Aprendiz”. Casos e Acasos marcou 17 pontos.

A Praça é Nossa ainda é referencia O humorístico do SBT se mantém na lista das 5 maiores audiências da emissora, mas, como os demais programas, nos últimos meses, também registrou ligeira queda em seu índices. Carlos Alberto de Nóbrega já criou novos quadros e promete novidades para outras semanas.

Aprendiz O Sócio marca boa media Roberto Justus surpreendeu ao pedir para os participantes que estavam na berlinda na sala de reuniões que ocupassem o seu lugar. Apenas um aceitou e foi poupado da eliminação. Nesta quinta-feira, o reality show marcou 13 pontos de média, índice superior ao da semana passada.

Grande briga pela manhã A briga pela audiência entre o “Fala Brasil” e “Mais Você” não atinge apenas as produções da Globo e Record. Equipes de outras emissoras também são pressionadas para conquistarem audiência com o público que utiliza o controle remoto durante os programas líderes. O “Jornal do SBT – Manhã” deve ganhar novos quadros, inclusive de variedades, e o ‘Bom Dia Mulher” mais externas e consultores.

Grande briga pela tarde
Longe da disputa pela vice-liderança à tarde, Rede TV, Gazeta e Band brigam pela terceira colocação na audiência. E nesse cenário os programas de variedades são as armas utilizadas pelas 3 emissoras, que não medem esforços para misturar pautas femininas ao jornalismo factual. Em alguns casos, os produtores torcem pelos assuntos mais sensacionalistas. Entretanto, muitas vezes, a Cultura com programação infanto-juvenil ocupa a terceira posição, na faixa dos 4 pontos. Os femininos/variedades oscilam entre 1 e 3 pontos.

Nenhum comentário: