sábado, 31 de maio de 2008

A Fantástica Fabrica da TV: conheça a história de um dos melhores programas da tv em minha opinião " A Grande Família"

A Grande Família 1972
A Grande Família foi uma série de televisão brasileira exibida pela Rede Globo. Estreou em 1972, baseada na série norte-americana All in the Family. Os autores eram Max Nunes, Roberto Freire e, um pouco depois, Lafayette Galvão, o diretor era Milton Gonçalves.
Mesmo agradando ao público o programa não atingia a repercussão esperada, então Daniel Filho foi escalado para ser o novo produtor da série. Daniel afastou os autores e o diretor, todos antigos profissionais da TV, e chamou nomes ligados ao teatro de esquerda: como autores Oduvaldo Viana Filho e Armando Costa, e como diretor Paulo Afonso Grisolli. A nova equipe aproximou as tramas e os personagens da realidade brasileira da época, foi então que veio realmete o sucesso popular e a total adesão da crítica ao programa.
A narrativa dos episódios se concentrava numa família sempre muito unida, que tentava, à sua maneira, sobreviver às dificuldades financeiras e de relacionamento. As críticas sociais eram feitas de forma muito criativa, na tentativa de driblar a censura da época, mas nem sempre era possível fugir dos cortes implacáveis dos censores.
Em março de 1975, a série passou a ser transmitida em cores.
Com a morte de Oduvaldo Viana Filho, em 1974, outro autor teatral, Paulo Pontes, foi substitui-lo. Mas o clima de consternação na equipe foi tão grande que a série foi cancelada no ano seguinte.
Elenco
Jorge Dória - Lineu Silva
Eloísa Mafalda - Nenê (Irene Silva)
Osmar Prado - Junior
Luiz Armando Queiroz - Tuco (Artur Silva)
Djenane Machado - Bebel (1972)
Maria Cristina Nunes - Bebel (Maria Isabel Silva Carrara) (1973-1975)
Paulo Araújo - Agostinho Carrara
Brandão Filho - Seu Flô (Floriano Silva)
Curiosidades
O programa foi ao ar todas as quintas - feiras. O primeiro episódio foi transmitido ao vivo. foram produzidos 112 episódios.
A primeira versão estreou no mesmo dia que a série Shazam, Xerife & Cia. A série infantil começou às 21 horas e A Grande família às 21:30 horas, ambas com 25 minutos de duração. Depois, Shazam, Xerife & cia mudou de horário e A Grande família passou a ter 45 minutos e a começar às 21 horas.

A Grande Famíia hoje
A Grande Família é uma série de televisão brasileira exibida pela Rede Globo desde 29 de março de 2001.
Trata-se de uma reinterpretação contemporânea da série original, exibida entre 1972 e 1975. Os personagens foram atualizados e incorporados à realidade atual, e outros personagens foram incorporados à história, que deixou de focar apenas na família.
Historico
Qinta-feira às 23h, após o programa policial Linha Direta. A série conseguiu audiência mesmo com o horário desfavorável e as mudanças que ocorreriam em 2002 na sua 2ª temporada, devido à Copa do Mundo e as eleições de 2002. O seu horário foi mudado em razão a essas mudanças para às quintas-feiras às 22h, onde estabilizou uma audiência e conseguiu o horário que antes pertencia ao Linha Direta.
Uma grande discussão é sobre o final da série: o elenco defendia que a 7ª temporada seria a final, enquanto os executivos do canal decidiram renová-la para uma 8ª temporada. O programa é o 2º mais longo seriado da emissora, após Você Decide, que teve 323 episódios e 9 temporadas.
Elenco
Marco Nanini - Lineu
Marieta Severo - Nenê
Pedro Cardoso - Agostinho
Andréa Beltrão - Marilda
Guta Stresser - Maria Isabel (Bebel)
Lúcio Mauro Filho - Tuco
Marcos Oliveira - Beiçola
Tonico Pereira - Mendonça
Natália Lage - Gina
Curiosidades
O ator Rogério Cardoso faleceu em 24 de julho de 2003, vitimado por um ataque cardíaco. Assim, a série deixou de apresentar o personagem Seu Flor, já que a equipe optou por não substituir Rogério Cardoso por outro ator. Para suprir a falta do avô, apareceu o tio Juvenal, interpretado por Francisco Milani, que entrou no programa em 11 de setembro de 2003, no episódio O tio mala!. Francisco Milani também viria a falecer, em 13 de agosto de 2005, e o tio Mala também deixou de aparecer na série.
Alguns outros parentes da família também já deram as caras pela série. Camila Pitanga interpretou Marina, uma filha que Seu Flô teve depois de enviuvar, mas que sua família desconhecia. Cristina Pereira e Eliana Fonseca participaram como Odete e Ivete, primas de Nenê. Leandra Leal viveu uma namorada que Tuco engravida. Pedro Paulo Rangel foi Frank, o picareta irmão de Lineu. Seu filho, Frank Jr. (portanto, primo de Tuco e Bebel), foi interpretado por Latino. O próprio Marcos Oliveira interpretou também dona Etelvina, a mãe de Beiçola. E Betty Faria e Francisco Cuoco deram vida aos pais de Agostinho.


Nenhum comentário: