quinta-feira, 17 de julho de 2008

É o Amor amplia seus índices
O programa “É o Amor”, comandado por Patricia Maldonado, vem conseguindo otimos números para emissora, nessa ultima terça-feira a atração cravou 4 pontos de média e picos de 5 pontos. Vale lembrar que o programa bate de frente com a 1° linha de show da Rede Globo, a novela Chamas da Vida (Record) e a reprise de Pantanal (SBT).


Televisa e Record "é namoro ou amizade?" Está praticamente fechado o acordo da Record com a Televisa. O contrato, que está sendo redigido, será assinado nos próximos 20 dias. A emissora vai produzir aqui novelas com textos mexicanos, mas não exibirá produções de lá.

Rede Globo diz que é lider porque sabe fazer TV

O respeito à liberdade de expressão, a democracia e a imprensa livre protagonizaram a palestra de João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, durante o IV Congresso Brasileiro de Publicidade, realizado na cidade de São Paulo (SP), nos dias 14, 15 e 16 de julho.
Na última terça-feira (15), Marinho afirmou que apesar de um país só ser capaz de se desenvolver com democracia, liberdade de expressão e livre iniciativa, “vemos hoje muitas tentativas de relativizar e cercear a liberdade de expressão”.
Para ela existir, diz, o Estado precisa deixar de ser paternalista: “acham que o cidadão precisa de tutela para discernir o que é certo ou errado, mas cada indivíduo é capaz de decidir. Quando há tutela, o risco é a infantilização dos cidadãos. Não há democracia com tutela”.
Como exemplo, o vice-presidente das Organizações Globo lembrou a condenação do jornal Folha de S.Paulo e da revista Veja São Paulo por entrevistarem Marta Suplicy, candidata petista à prefeitura da cidade.
“A simples confusão semântica entre propaganda eleitoral e matéria jornalística é assutadora”. afirmou Marinho. “O objetivo da propaganda é convencer o indivíduo sobre um produto, a entrevista quer informar. E o leitor sabe discernir essas duas idéias. Ele é capaz de pensar por si e julgar o que é bom ou ruim”, explicou.
Ele também citou como exemplo de tentativa de infantilizar o público os processos da Igreja Universal contra os jornais Folha, Extra e A Tarde, por publicarem matérias insinuando que os membros da igreja são pessoas inidôneas e que o dízimo pago por eles é produto de crime.
Marinho louvou a iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender 22 artigos da Lei de Imprensa, implantada durante a ditadura. “Se é para ter uma lei especial para a imprensa, que seja de liberdade de imprensa, regulamentando apenas o direito de resposta e a indenização por danos morais”, declarou.
Questionado sobre o avanço da Rede Record - que ganha cada vez mais audiência - sobre a hegemonia da Globo, Marinho afirmou que a TV aberta precisa conquistar minuto a minuto o espectador. “Nunca existiu hegemonia ou monopólio da Globo”.
Como argumentos, ele lembrou que durante oito anos, na década de 80, a Globo perdeu todo domingo para o Silvio Santos. “Além disso, perdíamos também para o Bozo, do SBT. Só passamos a ganhar quando trouxemos a Xuxa e o Faustão”.
“Ter concorrência não é uma coisa nova. Ela é boa para os espectadores e para nós. Nos mobiliza e nos faz trabalhar mais duro, faz com que a gente se mexa. Somos liderança porque sabemos fazer TV e temos os melhores talentos”, declarou o vice-presidente das Organizações Globo

SBT tem grande recuperação nos índices Uma pesquisa, enviada ao mercado publicitário, mostra que o SBT cresceu no Ibope das 18h à 0h, de 1º a 14 de julho, em relação ao mês de junho. No mesmo período, a Record caiu em vários horários. À noite, o SBT está em alta com "Pantanal", às 22h. Em junho, "Pantanal" estreou com 7 pontos. Em julho, dobrou para 14. Anteontem, bateu recorde, com 15 pontos, contra 17 de "Chamas da Vida" (que estreou na Record, em 8 de julho, marcando entre 18 e 19 pontos, em sua primeira semana; nesta segunda-feira, deu 16). A novela "Mutantes", da Record, também teve queda. Dava 24 pontos. Tem ficado com 16. Ainda no horário nobre, outro acerto do SBT foi colocar programas da linha de shows, como "Nada Além da Verdade", de Silvio Santos, e "A Praça É Nossa", de Carlos Alberto de Nóbrega, às 20h. Nesta faixa, com "Chiquititas", o SBT dava 4. Agora, fica entre 8 e 9. Nesta semana, o SBT, com programação infantil, de manhã, tem dado de 7 a 8 pontos no Ibope contra 6 da Globo e da Record. Segundo a pesquisa, a Record teve a seguinte queda, em porcentagem: "Fala Brasil" (8h) perdeu 15% de audiência. "Hoje em Dia" (9h) caiu 20%. "Balanço Geral" (12h30), cópia do Ratinho, 23%. "Programa da Tarde" (16h), 12%. "O Melhor do Brasil" (sábados), 7%. A Record não quis comentar o assunto.

Record anuncia chegar proximo a Rede Globo

Em um dos gráficos, a Record mostra a diferença entre Jornal da Record e Rede Globo no Rio de Janeiro as 21:02. A diferença entre ambas as emissoras era de 11,8 pontos, mas no gráfico a diferença parecia pelo menos 8 pontos menor. Já no gráfico que mostra a diferença do Câmera Record, que desbancou a Globo em Maio de 2008, por 14,7 pontos contra 13,9 pontos, a diferença é de apenas 0,8 pontos, mas no gráfico esta diferença entre o programa da Record e o da Globo parece ainda maior.

Programa da Tarde tera discreta reforma Discretamente, a Record já deu o sinal verde para os ajustes no “Programa da Tarde”, comandado por Maria Cândida. O primeiro sinal dessa temporada de reforma é a diminuição no ritmo das gravações das Pegadinhas. Logo em seguida serão criados novos quadros e aos poucos, queiram ou não as atuais forças de poder da atração, o “Programa da Tarde” voltará ao seu projeto original de uma revista eletrônica com sessões bem definidas e, não descartem, mais apresentadores. É somente questão de tempo, porque a alta cúpula da Record já não anda muito satisfeita com a seqüência de pegadinhas no vídeo.



A Favorita tambem tera uma reforma

João Emanuel Carneiro será orientado a criar novos ganchos para a novela “A Favorita” com o objetivo claro de obter audiência. Executivos da Globo afirmam que toda a linha de shows despencou porque a trama das 21h está muito abaixo do ideal para o horário. Esses mesmos diretores garantem que o efeito “Os Mutantes” já passou e que a novela da Record permanece estacionada e apresenta indícios de uma ligeira redução nos índices. A pressão por resultados será intensificada na equipe de A Favorita”.



O Jogador leva parte do elenco de Amor e Intrigas
O game “O Jogador” reunirá nesta quinta-feira parte do elenco de “Amor e Intrigas” na estratégia adotada para a segunda temporada do programa. Na última terça-feira, a atração comandada por Ana Hickmann e Brito Júnior atingiu 13 pontos de média e manteve-se na vice-liderança. Depois de ganhar duas edições extras, a equipe do game poderá receber novas surpresas. Na Record já está em andamento o estudo que viabilizará uma terceira temporada do programa em 2009.



Silvio Santos libera comerciais de Pantanal
Os executivos do SBT comemoram os bons resultados de “Pantanal”, que além da audiência individual, ajudou a melhorar o horário nobre da emissora. Os últimos levantamentos apontam para crescimento dos índices na faixa das 18h às 24h e na média/dia. No último sábado, por exemplo, Record e SBT empataram na média/dia. Silvio Santos autorizou intervalos comerciais em “Pantanal”, mas orientou para que durem somente o necessário para o faturamento, sem prejudicar a audiência.

Nenhum comentário: